A resposta parece difícil, mas é uma ótima proposta para meditação.
Somente na semana passada ,escutei depoimentos bem interessantes de alunos. Eles debatiam ferozmente o por quê da geografia, história, química...afinal das contas, eles nunca usariam aquilo para nada. (Não sei por que, mas a revolta parece aumentar na época das avaliações...)
Os mais focados afirmavam que estudavam para passar no vestibular e poder fazer uma faculdade. Outros diziam que quando estudavam formavam novas conexões nervosas no cérebro e isso era bom pra ficarem espertos. (Sem saber, esses estavam falando de neurociência.)Outros disseram que estudavam pois eram obrigados. Um deles,ao final do bate-papo, se aproximou e disse que não via grandes benefícios no estudo. Saber ler e fazer contas já era o suficiente. Um balde de agua fria desabou sobre minha cabeça. O que dizer depois de um comentário desses ?Respirei...respirei...continuei respirando...
Disse-lhe que ainda não tinha estudado o suficiente, por isso não conseguia perceber os benefícios do estudo. Na hora me senti idiota com essa resposta, mas pensando bem,se refletirmos sobre o assunto, veremos que no nosso dia-a-dia queremos resultados imediatos. Queremos ver o final e o que ganharemos com isso. Caso contrário não achamos graça nenhuma. E se conseguissemos trabalhar o desapego pelo resultado de nossas ações ? Estudar pelo prazer de aprender e não necessariamente para se safar numa prova ou para passar de ano.
Estudar com humildade. Sem essa de ir para a aula achando que já sabe tudo o que precisa para viver.
Estudar com alegria. Sem ir predisposto a achar tudo um saco.
E principalmente estudar com paciência, paciência contigo que nem sempre aprenderá na velocidade que gostaria.
Tenho certeza que estudar praticando o desapego,a humildade,o contentamento e a paciência vai ser muito legal. Pois o desapego,a humildade, o contentamento e a paciência ,esses sim, nós vamos precisar em toda a nossa vida.

Namastê !
Ana Paula T. Zampetti


date 19/04/2011

0 comentários to “Você já parou para se perguntar por que estuda?”

Nosso espaço - encontre-nos.