Yoga Terapia Hormonal é um método criado por Dinah Rodrigues, praticante de yoga há mais de 40 anos,  que trabalha o corpo físico e energético por meio de uma série de exercícios práticos para preparar o seu corpo, reativar os órgãos produtores de hormônios e melhorar os sintomas dos desequilíbrios hormonais da mulher ou do homem. Estatisticamente, a partir dos 35 anos o nível de estrogênio e progesterona começa a baixar.
Os resultados deste método são rápidos e sua eficácia na eliminação de sintomas e prevenção de  osteoporose, colesterol alto e predisposição a problemas cardíacos, já foram comprovados.
Faz parte também deste método, orientação dietética e exercícios para combater o estresse.
O Yoga Terapia Hormonal é indicado também para mulheres jovens com problemas hormonais como menopausa precose, TPM, cólicas menstruais, ovário policístico e certos casos de infertilidade e para pessoas diabéticas.
Yoga para Menopausa

A menopausa é uma fase da vida reprodutiva da mulher. Por definição científica, é o término permanente da menstruações resultante da perda da atividade folicular dos ovários, que leva à diminuição da produção de hormônios.
O nível de estrógeno (principal hormônio feminino) baixa sensivelmente causando sintomas desagradáveis, tais como: desânimo, angustia, insônia, depressão, irritabilidade, ressecamento uro genital, diminuição da libido, alta de colesterol, osteoporose, enfraquecimento dos cabelos, flacidez, etc. Mas o que na prática mais incomoda neste fase são as ondas  de calor que chegam a interromper o sono.
Com todos estes sintomas desconhecidos e a rejeição a reposição hormonal (medicação), devido a seus efeitos colaterais (câncer de mama, útero e trombose), as mulheres sentem-se inseguras e, principalmente, com medo de envelhecer.  A alternativa foi a busca por terapias naturais.

A PESQUISA E SEUS RESULTADOS

Em 1993, Dinah Rodrigues, autora do livro Yoga - Terapia - Hormonal para Menopausa, atualmente na 4 º edição ampliada, publicado na Espanha, Alemanha, França e Polônia, realizou uma pesquisa científica sobre o efeito da Yoga-Terapia no nível hormonal, obtendo como resultados:
• 100% das alunas , em 3 a 4 meses de prática , sem medicamentos, eliminaram os sintomas ou se ainda apresentavam algum sintoma, sua intensidade estava próxima de zero.
• O nível hormonal teve em média um aumento de 254% em 4 meses, com 30min. de exercícios, 16 dias por mês.
• A média de idade das alunas estudadas foi 47 anos. Mas algumas alunas com mais de 70 anos tiveram seus ovários reativados, elevação do nível de estrógeno e eliminação dos sintomas.
• Irritabilidade, neurastenia, instabilidade emocional, crises de choro, insônia, ansiedade, stress e outros sintomas emocionais como desânimo, cansaço e depressão, desapareceram em 2 a 3 meses de prática. Em 100% dos casos , TPM, cólicas menstruais, enxaqueca, estresse e pânico desapareceram completamente ou sua intensidade diminuiu muito.

Vivências
CASO 1 - MENOPAUSA
Nome: Vilma M. B. T.    - Idade: 64 anos
Histórico: Fadiga mental e muscular, irritabilidade, insônia. Na menopausa há 7 anos.
Início da prática de Yoga Terapia Hormonal - 4 vezes por semana.
Resultados: Em apenas 3 meses observou sensíveis melhoras, tais como: maior disposição física e mental e melhora no sono.

CASO 2 - DEPRESSÃO E ENXAQUECA
Nome: F. E. Q. T.  - Idade: 56 anos
Histórico: Depressão, enxaqueca, diagnóstico médico de pânico, desânimo, angústia, insônia, memória fraca, ondas de calor, ressecamento da mucosa vaginal, dores articulares. Na menopausa há um ano.
Início da prática de Yoga Terapia Hormonal - 6 vezes por semana.
Resultados: No terceiro mês já apresentava sensível melhora da saúde em geral, com raras crises de enxaqueca e raros estados depressivos. As ondas de calor se tornaram raras e melhorou a condição da mucosa vaginal (menos ressecada). Já não tem crise de pânico e a angústia e irritabilidade diminuiram consideravelmente. Sente-se mais animada, bem-humorada e cheia de vitalidade. Teve grande aumento do desejo sexual e melhorou da escoliose da coluna.

CASO 3 - INFERTILIDADE E GRAVIDEZ
Nome: F.U.L.Q. - Idade: 28 anos
Histórico: acne, estresse, menstruações irregulares desde a menarca, T.P.M. intensa, intervalo de vários meses sem menstruação, ovários policísticos desde os 16 anos, Desde os 23 anos não consegue engravidar
Resultados: Em apenas um mês de prática o nível de estrógeno foi para 183 pg/ml; os ovários apresentaram textura normal; menstruou normalmente sem medicação; T.P.M. Bem suave. Em sete meses foi diagnosticada  gravidez.

CASO 4 - MENOPAUSA PRECOCE, INFERTILIDADE E GRAVIDEZ
Nome: N.D.Q.P. - Idade: 36 Anos
Histórico: diagnóstico de menopausa precoce, não conseguia engravidar. Em um mês de prática menstruou normalmente e com seis meses de prática ficou grávida.
Fonte: Livro de Yoga Terapia Hormonal para Menopausa, de Dinah Rodrigues, e depoimentos de alunas do Yoga Terapia Hormonal.

date 17/04/2011

0 comentários to “Yoga Terapia Hormonal”

Nosso espaço - encontre-nos.